O Bitcoin (BTC) apresenta uma queda nesta manhã de quarta-feira (10) após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de março nos Estados Unidos, que surpreendeu o mercado com um aumento acima do esperado.
De acordo com os dados do Departamento do Trabalho dos EUA, o CPI subiu 0,4% no mês passado, mantendo a mesma taxa observada em fevereiro. A alta acumulada nos últimos 12 meses atingiu cerca de 3,5%. Esses números indicam que a inflação não está recuando conforme as expectativas, provocando preocupações no mercado financeiro.
Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, aponta que a falta de controle da inflação pode complicar as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, em relação às taxas de juros. A incerteza sobre o futuro das taxas de juros está influenciando a reação negativa dos investidores no mercado de criptomoedas.
Por volta das 10h20, o Bitcoin está operando com uma queda de -4,40%, sendo negociado a US$ 67.902. As principais altcoins também estão no campo negativo, com a Solana (SOL) recuando -6,20%, Ethereum (ETH) caindo -5,50% e XRP (XRP) desvalorizando -5,20%.
Nos mercados tradicionais, os índices futuros de Wall Street também estão em baixa após o anúncio do CPI. O Dow Jones Futuro recua -0,85%, o S&P 500 Futuro cai -1,01% e o Nasdaq Futuro encolhe -1,26%.
Além das preocupações com a inflação e as taxas de juros, os investidores estão atentos ao fluxo de saídas nos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos, que totalizaram US$ 242 milhões entre segunda-feira (8) e terça-feira (9). Além disso, o próximo halving do Bitcoin, marcado para 19 de abril, também está gerando expectativas e movimentações no mercado, podendo afetar ainda mais os preços nos próximos dias.
Diante desse cenário, Ricardo Da Ros, CEO da Patex, sugere que os investidores mantenham uma perspectiva de longo prazo e se concentrem no potencial de valorização a longo prazo, ignorando as flutuações de curto prazo.
Mais
Memecoin Official Trump (TRUMP) despenca 20% após tarifaço do presidente dos Estados Unidos; queda chega a 36% no mês
Memecoin TRUMP agora pode ser usado para comprar produtos licenciados de Donald Trump
ADA e SHIB enfrentam novo rival com a ascensão explosiva de Catzilla a $1